Mobirise

Áreas temáticas

O museu possui mostruários e painéis temáticos agrupados em três seções:

Minerais e rochas

A seção de minerais e rochas possui exemplares das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas mais comuns e uma coleção de minerais e minérios significativos do Brasil. Você também vai encontrar maquetes sobre a estrutura interna dos vulcões, do relevo e de depósitos minerais.

Vestígios fósseis de animais e vegetais

A seção de fósseis contém restos e vestígios de animais e plantas que representam a história da vida passada da Terra. O seu estudo permite o conhecimento de como eram estes organismos, como foram soterrados e que fenômenos resultaram na sua preservação. São exibidos também painéis sobre sítios paleontológicos excepcionalmente preservados no Brasil e no mundo.

Aspectos inusitados dos seres vivos

Na seção sobre aspectos inusitados dos seres vivos são mostrados ninhos, esqueletos, conchas finamente ornamentadas e painéis temáticos sobre a estrutura do DNA e mecanismos biológicos muito sofisticados que revelam a incrível complexidade dos seres vivos e como foram projetados, desenhados e adaptados ao meio em que viveram.

Atividades

O museu desenvolve as seguintes atividades:

  • ministra cursos de extensão e capacitação para professores e aluno
  • oferece palestras na área de geociências em colégios e faculdades
  • participa de exposições e feiras de profissões
  • assessora professores e gestores educacionais no planejamento de conteúdos pedagógicos em ciências naturais



Visitas

As visitas de grupos organizados deverão ser solicitadas pelo e-mail neo@ucb.org.br informando o perfil do grupo, a data da visita e o contato telefônico. O agendamento será acertado a partir do primeiro contato. 

As visitas agendadas são acompanhadas por monitores, alunos do curso de Biologia do UNASP. Os horários são de segunda a sexta-feira, com duração aproximada de 1h30, nos seguintes horários: das 8h00 às 10h00, das 10h00 às 12h00, das 13h30 às 15h00 e das 15h00 às 17h00.